Liz Hatton, jovem fotógrafa, foi convidada pelos príncipes de Gales para fotografar uma cerimónia no Castelo de Windsor, em outubro, no momento em que Kate Middleton regressou ao trabalho depois de lutar contra um cancro. 

O abraço do encontro emocionante da jovem que, assim como Kate Middleton, também estava a passar por um período complicado derivado a um cancro raro, ficou registado e não deixou ninguém indiferente. A jovem acabou por morrer a 27 de novembro, avançou o “The Sun”. 

Kate Middleton faz primeira aparição pública após terminar tratamentos de quimioterapia
Kate Middleton faz primeira aparição pública após terminar tratamentos de quimioterapia
Ver artigo

Liz Hatton morreu menos de um ano depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro raro incurável, um tumor desmoplásico de pequenas células redondas. Nas redes sociais, a sua mãe, Vicky Robayna, revelou que a filha lutou pela vida ao longo destes meses.

“Estamos muito orgulhosos da bondade, empatia e coragem que ela mostrou no último ano. Ela não era apenas uma fotógrafa fenomenal, era a melhor humana, e a filha e irmã mais velha maravilhosas que poderíamos ter pedido. Ninguém poderia ter lutado mais pela vida do que ela”, escreveu. 

A mãe da jovem apelou também à doação de dinheiro para a investigação acerca do tipo de cancro que a filha tinha. “Gostaríamos que nos ajudassem com a missão de angariar dinheiro para financiar a investigação sobre o Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas. Sem solidariedade no Reino Unido ou internacionalmente, faltam fundos para tratamentos eficazes.” 

Um dia depois da morte da jovem, William e Kate emitiram um comunicado. "Lamentamos a morte de Liz Hatton. Foi uma honra conhecer uma jovem mulher tão corajosa e humilde. Os nossos pensamentos e rezas estão com os pais da Liz Vicky e Aaron e o seu irmão Mateo neste inimaginável momento difícil", pode ler-se no comunicado do casal.

familia real reage
familia real reage créditos: Instagram

Depois do diagnóstico, Liz Hatton fez uma lista de desejos de fotografia. Ao saber da lista, o príncipe William convidou a jovem para ir ao castelo de Windsor para fotografar uma cerimónia. Liz Hatton acabou por pediu para beber um chá com o casal e foi nesse momento que o encontro com Kate Middleton foi fotografado.

O casal publicou nas redes sociais o encontro entre as duas. “Foi um prazer conhecer hoje a Liz em Windsor. Uma jovem fotógrafa talentosa cuja criatividade e força nos inspiraram a ambos. Obrigado por partilhares as tuas fotografias e história connosco”, pode ler-se na publicação. 

Liz Hatton foi diagnosticada em janeiro e foi-lhe dito que teria entre seis meses a três anos de vida. Na sua lista de desejos de fotografia incluiu vários géneros de retratos que queria tirar antes de morrer.

O príncipe William acabou por saber da história da jovem através da London’s Air Ambulance Charity, instituição da qual é patrono.