Esta terça-feira, 24 de junho, realizaram-se as cerimónias fúnebres de Pedro Lima, que morreu no passado sábado. Numa primeira cerimónia pública, foram muitas as pessoas que compareceram no local para prestar uma última homenagem ao ator. Caras da TVI, estação onde Pedro Lima trabalhava, como Fernanda Serrano, Conceição Queiroz, Jessica Athayde, entre outras, marcaram presença no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, onde o corpo do ator se encontrava em câmara ardente.
Durante a cerimónia, os discursos mais emocionados vieram da família, com a irmã de Pedro Lima e Anna Westerlund, a companheira do ator, a partilharem algumas palavras. A ceramista acabou mesmo por tornar públicos os votos que tinha escrito para o casamento, que estava previsto acontecer no próximo ano.
“Foi o pai mais orgulhoso e dedicado que já conheci […] O património afetivo enchia-lhe o peito de ar […] Tive a sorte de viver a mais bonita história de amor que alguma vez imaginei”, disse Anna Westerlund sobre o companheiro de duas décadas. Depois desta primeira cerimónia, que durou cerca de duas horas, o corpo do ator seguiu para o Centro Funerário de Alcabideche, onde decorreu uma segunda apenas reservada à família mais próxima.
Pedro Lima, 49 anos, foi encontrado morto na Praia do Abano, em Cascais, no dia 20 de junho, depois de família e amigos alertarem as autoridades para o desaparecimento do ator. A morte de Pedro Lima tem causado muitas reações, principalmente nas redes sociais, e são muitas as celebridades, próximas ou não do ator, que lamentam a sua morte. O infeliz sucedido também tem causado muita discussão sobre a saúde mental e o estigma que envolve esta doença.