Vários desafios viralizam na internet. Desde os mais perigosos como o “blackout challenge” ao do LEITE. Desta vez, envolve uma equação matemática e fósforos. Parece simples, mas como tem de ser resolvido em apenas 10 segundos quase ninguém consegue chegar à solução.
A imagem mostra uma subtração incorreta “4 – 5 = 6” mas, movendo apenas um fósforo, é possível corrigir a equação. Se conseguir resolver o desafio neste curto período de tempo, tem uma inteligência acima da média, revela o jornal “Clarín”.
A solução passa por mexer no número 4. Apenas tem de mover um dos fósforos para transformar o número 4 no número 11. Desta forma, a subtração fica correta: “11 – 5 = 6”.
O que para as pessoas pode parecer um desafio simples e divertido, é importante para os especialistas para esclarecer como funciona a nossa mente e como é que ela reage. Os cientistas Kim Ransley e Alex O. Holcombe, da Universidade de Sydney, destacaram, em 2017, a importância destes desafios para a compreensão do nosso cérebro.
“As ilusões visuais mostram-nos que não temos acesso direto à realidade. Eles [os desafios] também podem fornecer informações sobre o processamento mental que a nossa experiência do mundo visível fornece”, escreveram no The Conversation. Outros especialistas explicam que decifrar como a nossa mente funciona em contexto de jogo pode ajudar a explicar como tomamos decisões em situações complexas e em que se baseiam.