Portugal regista já 51.569 infetados e 1.738 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta segunda-feira, 3 de agosto. Estes números representam um aumento de 106 infetados e , pela primeira vez, nenhuma morte a registar.
Ainda esta segunda-feira, 3, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que "não há e pode nunca haver uma solução milagrosa", o que significa que a vacina pode não trazer a solução que todos desejamos de erradicar a pandemia de COVID-19. A revelação foi feita por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, numa conferência de imprensa a partir de Genebra.
Foi ainda conhecido que o novo coronavírus pode causar uma reação inflamatória exagerada chamada de "tempestade de bradicinina". Os genes do sistema de bradicinina, um dos que mantém a pressão arterial dentro dos valores considerados razoáveis, manifestaram-se demasiado ativos no fluido pulmonar num estudo que teve como base nove indivíduos infetados com COVID-19. A investigação é dos cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), do Departamento de Energia dos Estados Unidos, e foi publicada na revista científica eLife.