Há mais 89 mortes e 4.602 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quarta-feira, 23 de dezembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.
Agora que as vacinas da Pfizer estão prestes a chegar à Europa, com o arranque da vacinação marcado para 27 de dezembro, as farmacêuticas Pfizer, Moderna e BioNTech já estão de olho na nova estirpe detetada no Reino Unido.
"Neste momento, não sabemos se a nossa vacina também oferece proteção contra esta nova variante, mas cientificamente é altamente provável que a resposta desta nova vacina também possa lidar com a nova variante do vírus", afirma um dos responsáveis da BioNTech esta terça-feira, 22. Contudo, garantiu que a farmacêutica conseguirá fornecer uma nova vacina em apenas seis meses.
Apenas a um dia da véspera de Natal, voltam a fazer-se estimativas sobre o impacto das reuniões familiares nos novos casos de COVID-19. De acordo com o epidemiologista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) Manuel Carmo Gomes, são esperados mais de 3 mil novos contágios por dia ao longo desta semana de maior movimentação e convívios de Natal, de acordo com o jornal "Sol".
O especialista prevê ainda uma tendência de aumento da curva de casos, no sentido contrário à evolução das últimas semanas, em que o RT (indicador que revela se a epidemia está a intensificar-se ou a abrandar) chegou a baixar para 0,97.