Este domingo, 29 de março, foi registada a morte de um rapaz com 14 anos, de Ovar, no hospital de Santa Maria da Feira. A notícia foi dada pelo "Jornal de Notícias" que dá conta de que a criança foi internada este sábado, 28 de março, com sintomas graves associados ao surto.
"Trata-se de um caso cuja causa de óbito está ainda em investigação. Contudo, é um caso de COVID-19", revela a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa para atualizar os dados relativos ao COVID-19 que se registaram até ao momento, acrescentando ainda que a morte da criança não faz ainda parte dos novos dados divulgados.
Já no hospital, o rapaz de 14 anos foi submetido ao teste, que deu positivo, mas a situação evoluiu rapidamente e acabou por entrar em falência e acabou mesmo por morrer, tal como confirmado este domingo de manhã. O quadro clínico não era favorável, uma vez que o rapaz sofria de psoríase, uma doença crónica da pele que, conforme uma fonte revelou ao "JN" pode debilitar o sistema imunitário.
Este é uma das mortes com COVID-19 mais jovens na Europa e segue-se a Julie, uma rapariga de 16 anos, que morreu em França na madrugada desta quarta-feira, 25 de março. No caso de Julie, estava saudável e começou por sentir sintomas ligeiros associados à doença.
Fora da Europa, o caso mais registado até ao momento é de uma jovem de 13 anos que morreu no Panamá, tal como anunciado na segunda-feira, 23 de março, pelo Ministério da Saúde do país.