Nos dias de hoje, andar com um frasco de álcool gel ou desinfetante sempre à mão é tão natural como beber água. Mas se faz parte do grupo de pessoas que guarda este tipo de produtos no carro, atenção: em dias de calor, como os que se esperam já a partir desta sexta-feira, este gesto pode ser extremamente perigoso e dar origem a um fogo.
O alerta veio de um departamento de bombeiros no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos. Na sua página de Facebook, os bombeiros mostraram a imagem de uma porta de um carro completamente queimada. O fogo teve origem num frasco de desinfetante, à base de álcool, uma substância inflamável. Com o calor, o carro começou a arder.
"Guardar estes produtos dentro do carro durante dias de calor, expô-los ao sol ou ter desinfetantes perto de chamas, seja a de um cigarro ou de um grelhador, pode levar ao desastre", pode ler-se na mesma publicação, onde os bombeiros apelam à responsabilidade e bom senso dos cidadãos.
Esta é uma informação ainda mais relevante agora que Portugal se prepara para atravessar uma vaga de calor. Em Lisboa, esperam-se temperaturas entre os 28 e os 29 graus no fim de semana, 30 graus na segunda-feira, e o termómetro chega a atingir os 33 graus na capital na quarta-feira e quinta-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A norte, no Porto, sábado e domingo mantém-se nos 23 graus, com terça-feira e quarta-feira a serem os dias mais quentes da semana, com 28 graus. Já no Algarve, em Faro, os valores são sempre acima dos 30 graus a semana inteira, com sábado, 23 de maio, a estabelecer um recorde: as temperaturas vão chegar aos 35 graus.