Não deve haver muita gente que chegue ao final do ano com imensos dias de férias por gozar. O normal é mesmo os 22 dias serem espremidos, esticados e contadinhos até à última para que possamos fazer tudo aquilo que queremos nas nossas férias. Mas se conseguir organizar os dias de descanso de acordo com o calendário de feriados pode fazer com que tenha vários momentos de pausa mais prolongados ao longo do ano, conseguindo vários momentos de mini-férias de 4 dias usando apenas um dia de férias — no fundo, as famosas pontes.

O calendário de 2023 é rico em pontes. Haverá um total de cinco momentos em que poderá colocar um dia de férias e usufruir de quatro dias de descanso, já que há feriados às terças ou quintas-feiras, que lhe permitem pôr a segunda ou a sexta como dias de férias.

Mas vamos ver o calendário completo e quais os momentos em que poderá gozar de pontes.

1. Carnaval

Este já é um clássico. O Carnaval é sempre a uma terça-feira, o que lhe permite colocar a segunda de férias. No próximo ano, a terça-feira de Carnaval é a 21 de fevereiro.

2. 25 de abril

No próximo ano, o 25 de abril também calhará a uma terça-feira, o que permite uma ponte na segunda. Mas as boas notícias não se ficam por aqui. É que o 1 de maio calha na segunda-feira seguinte. Ou seja, se quiser tirar férias nesta altura, poderá tirar os dias 24, 26, 27 e 28 (quatro dias de férias) e descansa 10 (de 22 de abril a 1 de maio).

3. Corpo de Deus

O feriado do corpo de Deus é a 8 de junho de 2023, uma quinta-feira. Mais uma excelente notícia, e melhor ainda se for de Lisboa. Então, veja: Se tirar o 9 e o 12 (dois dias de férias) poderá gozar seis dias de descanso. É que dia 13, terça-feira, é feriado em Lisboa, o que permite colar duas pontes. Fica fora do escritório a 8, 9, 10, 11, 12 e 13, quando usou apenas 2 dias de férias.

4. Assunção da Nossa Senhora

O feriado da Assunção da Nossa Senhora é a 15 de agosto, que em 2023 calha a uma terça-feira, mais uma oportunidade para uma ponte. A vantagem aqui é que calha num período em que muita gente já está de férias.

5. Implantação da República

O 5 de outubro de 2023 também permite uma ponte, já que calhará a uma quinta-feira.

Em 2023, haverá um total de 14 feriados nacionais e internacionais. A estes juntam-se sempre feriados locais, regionais, que variam de concelho para concelho. Estes são os feriados que irão acontecer em todo o país.

- 01 de Janeiro, primeiro dia do ano (domingo)
- 21 de fevereiro, Carnaval (terça-feira)
- 07 de abril, sexta-feira Santa (sexta-feira)
- 09 de abril, Páscoa (domingo)
- 25 de abril, Dia da Liberdade (terça-feira)
- 01 de maio, Dia do Trabalhador (segunda-feira)
- 08 de junho, Corpo de Deus (quinta-feira)
- 10 de junho, Dia de Portugal (sábado)
- 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora (terça-feira)
- 05 de outubro, Dia da Implantação da República (quinta-feira)
- 01 de novembro, Dia de Todos-os-Santos (quarta-feira)
- 01 de dezembro, Dia da Restauração (sexta-feira)
- 08 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição (sexta-feira)
- 25 de dezembro, Dia de Natal (segunda-feira)

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.