Há 25 anos a trabalhar no fabrico de moldes para os setores automóvel, eletrónica e alimentar, a RKP Moldes, com sede em Leiria, reinventou-se em contexto COVID-19 e criou uma máscara, a victory, com propriedades anti-embaciamento e de respiração “fácil”. Este projeto resulta de uma parceria luso-germânica de longa data para enfrentar a pandemia.
"A máscara victory é um complemento de proteção individual em policarbonato que previne a projeção das suas gotículas para o meio envolvente, conjugando com a barreira exterior que permite também reduzir o seu risco de contaminação", explica a marca na sua página de Facebook.
Esta nova forma de proteção é transparente — permitindo assim quebrar com a barreira criada pelas normais máscaras cirúrgicas que ocultam as expressões faciais — e permite ainda "confortabilidade da sua utilização", dizem. O conforto também ser ainda uma vantagem na medida em que os utilizadores passam a sentir uma menor necessidade de ajudar a máscara com as mãos que, consequentemente, evita o risco de contaminação.
A máscara tem uma liga ajustável à cabeça e é lavável de forma a poder ser reutilizada para várias utilizações. "Manter a distância sempre será a grande solução — mas existem várias tarefas que precisamos de fazer no nosso dia-a-dia que não nos permitem manter a melhor distância, como o emprego ou apenas a ida ao supermercado", destacam no site.
Um pack de três máscaras custa 12€.