Cada país levou a sua mensagem, mas a Portugal calhou esta: "Queridos portugueses: perdoamo-vos por não nos terem dado nenhum ponto na Eurovisão, se nos ensinarem a jantar às 20 horas”.

Parece que ainda permanece alguma mágoa pelos resultados do Festival Eurovisão da Canção, mas o principal objetivo da campanha espanhola da marca Schweppes não é resolver intrigas. É sim, aliviar os ânimos que se vivem em Espanha, que está de novo sob medidas apertadas devido à pandemia de COVID-19 e que, à semelhança de Portugal, levou a que fosse decretado o recolher obrigatório, prejudicando o setor hoteleiro.

Afinal, os restaurantes podem servir refeições até às 13h? Governo, advogados e AHRESP não se entendem
Afinal, os restaurantes podem servir refeições até às 13h? Governo, advogados e AHRESP não se entendem
Ver artigo

Os espanhóis são conhecidos por fazer as refeições mais tarde, ao contrário de outros países europeus, por isso a campanha pretende pedir ajuda à Europa para saber como é que, afinal, se janta às 20 horas.

Tudo começou com um apelo: "Queremos convidar-vos a mudar hábitos e a adaptar o horário para jantar mais cedo e assim conseguir que bares e restaurantes voltem mais fortes que nunca", escreveu a Schweppes no Instagram.

Portugal não foi o único alvo dos pedidos de conselhos da marca. Há também mensagens para o Reino Unido, "Queridos ingleses: aceitamos meias com sandálias se nos ensinarem a jantar às 20 horas", para França, "queridos franceses: há tanto tempo sem ganharem no ténis. Que tal se vos emprestarmos o Rafael [Nadal] em troca de nos ensinarem a jantar às 20 horas?".

A campanha percorreu ainda outros países europeus, como Suécia, Itália, e virou-se ainda para os Americanos, não deixando escapar a altura das eleições. "Queridos americanos, ensinamos-vos a contar votos, se nos ensinarem a jantar às 20 horas", dizem.

Espanha contabilizou esta terça-feira, 10 de novembro, o número diário de mortes mais elevado da segunda vaga de COVID-19, 411 vítimas, e 17.395 novos casos, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.