O que é que o tsunami de 2004 na Indonésia, a Seleção Nacional e Cristiano Ronaldo têm em comum? É verdade, Martunis. Passados 20 anos desde a estreia do atleta português pela equipa das quinas e desde a tragédia que se passou no país asiático, é impossível esquecer o menino de 7 anos que foi encontrado perdido na Indonésia com a camisola 10 de Portugal, cujo ídolo era (e é) o madeirense — e a MAGG falou com o jovem, agora com 27 anos, sobre isso. 

Filhos de Cristiano Ronaldo e Georgina foram abençoados em Fátima — veja as imagens
Filhos de Cristiano Ronaldo e Georgina foram abençoados em Fátima — veja as imagens
Ver artigo

Para os mais esquecidos, aqui vai uma breve explicação de quem Martunis é. Em 2004, um tsunami abalou o sudeste asiático no mês de dezembro, matando mais de 230 mil pessoas. Martunis, um pequeno rapaz de 7 anos, sobreviveu à tragédia e foi encontrado três semanas depois perdido nos escombros, vestindo uma camisola parecida com a da seleção portuguesa com o número de, na altura, Rui Costa. “Lembro-me de que um tsunami gigante atingiu a minha família, e nunca vou esquecer isso. Perdi a minha mãe e a minha irmã”, recorda em entrevista à MAGG. 

Mais tarde, Martunis confessou que era adepto do Sporting Clube de Portugal e apaixonado pela Seleção, revelando querer seguir as pegadas de Cristiano Ronaldo, o seu ídolo. “Eu idolatro o Ronaldo desde pequeno”, confessou. Na altura, a história comoveu a equipa, e a Federação Portuguesa de Futebol ofereceu-lhe, para além de um donativo no valor de 40 mil euros, uma viagem a Portugal em 2005.

Martunis
Várias fotografias de Martunis com Cristiano Ronaldo créditos: Instagram

Num jogo de Portugal onde se sentou ao pé de Rui Costa e cumprimentou Figo, Martunis conheceu Cristiano Ronaldo, e desde aí que os dois nunca perderam o contacto. O atleta português prometeu pagar os estudos da criança e ajudá-lo no que fosse necessário, o que acabou por acontecer ao longo dos anos, e ainda visitou Martunis em 2006 na Indonésia. “Ele ajudou-me imenso na altura. Estou mesmo muito grato a Portugal e ao Cristiano por tudo o que fizeram por mim”, salienta Martunis. 

Martunis ainda esteve com Cristiano Ronaldo em Singapura e Itália, e o atleta português também conseguiu fazer com que o jovem entrasse na Academia do Sporting para se tornar num jogador profissional. No entanto, uma lesão no joelho fez com que Martunis tivesse de desistir da sua carreira depois de já ter regressado à Indonésia. “Até aos dias de hoje, ele ainda é o meu ídolo”, disse. Ainda assim, continua em contacto com a equipa de Cristiano, especificamente Ricardo Regufe (mais conhecido como Ricky) e Miguel Paixão.

Agora casado e com um filho, Martunis segue como criador de conteúdos nas redes sociais, onde conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram. O jovem também tem um canal de Youtube e praticamente todas as suas publicações são referências a Cristiano Ronaldo, quer seja uma fotografia a parabenizar Cristiano Ronaldo Jr. pelo seu aniversário, quer sejam fotografias a celebrar CR7. Com um amor ainda muito grande pelo jogador português, Martunis confessa estar “a gostar muito da performance de Ronaldo no Al Nassr”, e acredita que este não será o fim de Cristiano.

“A idade é apenas um número. Tenho a certeza que este não é o fim”, diz. Além disso, Martunis revela que continua a seguir a Seleção Nacional, estando a torcer pela equipa das quinas durante este Euro 2024.

“Tenho a certeza de que a seleção vai ganhar o Euro 2024. Portugal tem muitos bons jogadores jovens, estou muito confiante”, disse. E claro, não deixa de acreditar que Ronaldo vai ganhar mais um troféu. “Espero mesmo muito que ele ganhe. Sei que este não vai ser o último Euro dele e vai certamente ser um dos protagonistas do próximo Mundial”, conclui.