Depois de Jair Bolsonaro caracterizar a COVID-19 como uma “gripezinha” e “resfriadinho”, agora é o filho, Jair Renan, 22 anos, que faz uma declaração polémica. Durante um vídeo partilhado no Twitter o jovem diz: "Prefiro morrer tossindo do que morrer transando".
A afirmação tornou-se viral e vem na sequência de um vídeo dirigido ao guitarrita e vocalista da banda Pandora 101 Nando Moura. No vídeo com menos de um minuto, Renan mostra a mesma posição que o pai tem revelado nos últimos tempos, incentivando as pessoas a saírem para a rua.
“Vão para a rua na pandemia, tá ok? Po, que pandemia, malandro? Isso é história aí de… da mídia aí para trancar você em casa, para achar que o mundo está acabando. Po, é só uma gripezinha, irmão. Tomar no cu. Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo do que morrer transando. Não, prefiro morrer transando do que tossindo. Foi mal, foi mal. É, está tarde já. Prefiro morrer transando do que tossindo, rapaziada,", disse.
A publicação tornou-se viral e atingiu 1,6 mil retweets e 10,3 mil gostos.
Antes de partilhar o vídeo na íntegra, já tinha sido partilho na conta de Twitter “Tesoureiros do Jair”, numa versão mais curta e fora de contexto — ainda sem a "correção" de Renan.
No Brasil já existem 85.380 pessoas infetadas com COVID-19 e 5901 mortos, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde em Brasília esta quinta-feira, 30 de abril.