Estará a ocorrer uma nova campanha de ciberataques que tem como alvo pessoas com um interesse bastante específico em comum. Ao escrever seis palavras no motor de busca Google, poderá correr um risco maior de ficar exposto e de ser prejudicado.

"Os gatos bengal são legais na Austrália?". É esta a frase "proibida". Os hackers estão a envenenar o SEO (Search Engine Optimization), que diz respeito à otimização dos motores de busca, para colocarem no topo da página do Google resultados infetados.

"O envio de fotos íntimas é sempre inseguro". Hacker fala dos perigos do uso da internet
"O envio de fotos íntimas é sempre inseguro". Hacker fala dos perigos do uso da internet
Ver artigo

Ao pesquisar sobre estes gatos de raça exótica (e sobre a sua legalidade ou não na Austrália), aparecerão sites controlados por hackers. Sem saber, os utilizadores clicam e, secretamente, acabam por instalar um software maligno, que fará danos no computador.

Além disso, com esta ferramenta sofisticada, os hackers passam a conseguir roubar informações e ficar com os seus dados, tomando mesmo conta do computador e conseguindo mexer nele à distância. Os peritos em cibersegurança já deixaram o alerta.

Estarão a usar Gootloader, um software que existe há cerca de uma década, assim como menciona o "Daily Mail", e que costuma ser utilizado por gangues que mantêm dados e dispositivos como reféns até que uma espécie de resgate seja pago.

A pesquisa destes termos levava, por exemplo, a um fórum online sobre gatos, onde o tema era aparentemente discutido. Aqui, alguém que se fazia passar por administrador aconselhava-o a clicar num certo link para obter mais informações, hiperligação essa que estava infetada, porque, ao clicar, descarregava um ficheiro com vírus.

Esta pesquisa tão específica até poderá ser só um teste para os hackers, mas o melhor é não arriscar. Estes cibercriminosos não estarão a optar por pesquisas mais comuns pois procuram pessoas com posses, para acederem aos seus bancos.