O Grupo Inditex, detentor das marcas Zara, Bershka e Stradivarius, reabriu esta quinta-feira, 7 de maio, algumas das 350 lojas que detém em Portugal, encerradas a 18 de março. Para já foram reabertas cinco em Portugal Continental, de acordo com o jornal "Observador", medida que vem no seguimento das restrições levantadas pelo Governo na segunda-feira, 4 de maio, permitindo que lojas até 200 metros quadrados voltassem à atividade.

A lojas do grupo espanhol com esta mesma área também puderam reabrir, ficando para a segunda fase, a 18 de maio, as lojas até 400 metros quadrados, tal como foi decidido entre o entre o Governo e os parceiros sociais.

Para já, uma loja Bershka e uma Stradivarius, do mesmo grupo, foram reabertas na zona da Baixa/Chiado, em Lisboa, e ainda uma Zara Kids em Barcelos. Apesar de já estarem em funcionamento, em todas são aplicados horários reduzidos, de acordo com o mesmo jornal.

Além destas foram ainda reabertas 13 lojas em Portugal Continental do grupo Tendam, do qual fazem parte as marcas Springfield e Women’Secret.

Todos os cabeleireiros, livrarias e stands reabrem segunda-feira. Lojas só as que tiverem menos de 200 m2
Todos os cabeleireiros, livrarias e stands reabrem segunda-feira. Lojas só as que tiverem menos de 200 m2
Ver artigo

Na Madeira, quer as lojas de roupa do grupo Inditex instaladas na rua ou nos centros comerciais já abriram portas, uma vez que o Governo Regional decidiu que a reabertura da economia seria menos gradual, não impondo limites aos espaços de comércio que podiam voltar à "normalidade".

Massimo Dutti, Pull & Bear, Oysho, Zara Home, Uterqüe e Lefties, são outras das marcas que fazem parte do mesmo grupo, que, ao contrário da Madeira, vão abrir progressivamente em Portugal Continental. Por abrir ainda esta semana, estão também algumas lojas de rua, como é o caso da Parfois.