Com o fim do estado de emergência já este sábado, 2 de maio, vão voltar a ser levantadas algumas proibições, e vai ser retomada uma parte do comércio. A abertura de lojas até 200 metros quadrados é uma delas. Além destas, e independentemente da dimensão, cabeleireiros, stands automóveis e livrarias abrem a partir de segunda-feira, 4 de maio, medidas que resultam da reunião desta quarta-feira, 29 de abril, entre o Governo e os parceiros sociais.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, anunciou à saída da reunião que o Governo está a desenvolver um “documento comum de orientações globais sobre a segurança e saúde no trabalho” para a retoma da economia.

Contudo, esta reabertura será gradual. Depois das lojas até 200 metros quadrados, reabrem as lojas até 400 metros quadrados a 18 de maio, e, no início de junho, as restantes, avança o jornal "Observador", de acordo com parceiros sociais.

Governo estuda implementação de uma app que nos alerta quando estamos em contacto com infetados com COVID-19
Governo estuda implementação de uma app que nos alerta quando estamos em contacto com infetados com COVID-19
Ver artigo

Quanto aos restaurantes, esses deverão ficar para uma segunda fase do fim do confinamento, em meados de maio, conforme revelou o presidente do PSD, Rui Rio, esta quarta-feira. O partido apresentou ainda uma proposta ao Governo sobre a utilização obrigatória de máscaras em locais fechados como lojas, que será ainda avaliada para definir se fica ou não no plano final.

Os planos do Governo passam por uma reabertura semelhante à que aconteceu na República Checa, país que também reabriu o comércio de forma gradual. Contudo, o plano português vai estar sempre dependente de uma constante avaliação da evolução da pandemia.

Depois da reunião da concertação social, segue-se ainda na tarde desta quarta-feira a reunião com os partidos políticos, para anunciar como será feita a reabertura da atividade comercial e de serviços. As novas medidas da reabertura gradual da economia serão anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira, 30.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.