Se já recorreu ao Google Tradutor para perceber frases ou expressões mas foi obrigado a rever tudo com olhos de lince devido às expressões de português do Brasil, pode respirar de alívio: a Google comunicou esta quinta-feira, 27, que 110 idiomas serão incluídos no Google Tradutor. A grande novidade é que o português de Portugal está inserido nesses mesmos idiomas.
É com recurso à Inteligência Artificial (IA) que será possível adicionar mais de 100 novas línguas. Com a implementação do português de Portugal, o Google Tradutor fará a distinção da variante do português do Brasil.
Cantonês, Afar e Nko são alguns dos idiomas que também incluídos nos novos 110. É “a maior expansão de todos os tempos”, salienta a Google numa publicação online.
Em 2022, foram adicionados 24 novos idiomas, entre eles, Assamês, que é falado por mais de 25 milhões de pessoas no Nordeste da Índia, Bambara, falado por cerca de 14 milhões de cidadãos no Mali e Bhojpuri, idioma de 50 milhões de pessoas no norte da Índia, Nepal e Fiji, destaca a empresa na publicação partilhada à época.
A empresa Google ressalta que continuará a apoiar a variante de idiomas. “À medida que a tecnologia avança e continuamos a fazer parcerias com linguistas especializados e falantes nativos, apoiaremos ainda mais variedades linguísticas e convenções ortográficas ao longo do tempo”, lê-se na mesma publicação.