O caso aconteceu no Japão e está a chocar o mundo. Uma menina de 9 anos, influenciada pela mãe, submeteu-se a uma cirurgia aos olhos com um único propósito: o de ficar bonita. Trata-se de uma cirurgia complicada e dolorosa, que demorou duas horas.

Era suposto levar 20 minutos, mas não correu como o previsto. A anestesia também não funcionou, pelo que a criança sentiu tudo. "Se consegues aguentar a dor da cirurgia plástica, isso faz de ti uma pessoa linda, na minha opinião", considera a menina de 9 anos.

Kate Winslet, estrela de "Titanic", doou 19 mil euros para uma mãe salvar a vida da filha
Kate Winslet, estrela de "Titanic", doou 19 mil euros para uma mãe salvar a vida da filha
Ver artigo

Uma entrevista a estas mãe e filha está disponível no canal de canal Youtube VICE Asia e mostra o procedimento, bem como as declarações de ambas, que procuravam atingir os "padrões de beleza". Queriam livrar-se da pálpebra única da criança e substituí-la por uma dupla.

Rucchi, a mãe, alega passou mal na infância e que esteve na miséria por não ter os olhos desta forma. "A minha mãe e a minha irmã mais nova têm olhos grandes, enquanto eu tinha uma pálpebra única", queixou-se. "Todos achavam que a minha irmã mais nova era mais bonita que eu", continuou.

"As nossas vizinhas chamavam-na de linda e davam-lhe doces. A mim nunca me disseram nada", adiantou, afirmando ter influenciado a filha a fazer a cirurgia para evitar inseguranças futuras: "Não queria que ela tivesse de crescer com um complexo quanto a isto. Era essa a minha principal preocupação".

Rucchi acha que a cirurgia plástica é necessária. Realizou a mesma quando fez 18 anos e desejava tê-lo feito antes. A mãe de cinco crê que "uma rapariga precisa de pálpebras duplas", já que nunca viu "uma com pálpebra única que considerasse bonita". A cirurgia plástica para menores é legal no Japão, desde que tenham o consentimento parental.