Três crianças que brincavam num lago congelado não se aperceberam de uma quebra no gelo e acabaram por cair dentro de água, que apresentava temperaturas negativas. Um rapaz, de 10 anos, que estava por perto, assistiu a tudo e correu em direção à falha que se abrira no gelo e tentou socorrê-las, tendo ele próprio caído para a água. O final da história foi o pior possível.

O incidente ocorreu no domingo, 11 de dezembro, depois de almoço, na localidade de Solihull, perto de Birmingham, em Inglaterra. Três crianças, com 6, 8 e 11 anos, estavam a brincar no lago Babbs Mill, que estava congelado. Mais ao longe, Jack Johnson, 10 anos, que não conhecia nenhuma das crianças, assistia a tudo. Só que de repente, os três rapazes foram engolidos pelo gelo, quando este se quebrou. Jack foi a correr até ao local, para os tentar salvar, só que assim que chegou à zona da fenda no gelo ele próprio acabou por cair na água gelada. Durante alguns minutos, os quatro lutaram para tentar sair, mas apenas o rapaz de 6 o conseguiu.

Uma pessoa que estava a assistir a tudo à distância ligou imediatamente para os bombeiros, que avisaram a polícia, e seguiram para o local. Assim que chegaram, começaram a tentar retirar as crianças da água, já que ainda apresentavam sinais de vida. Um dos polícias que se atirou à água foi ele próprio internado com sinais de hipotermia. Alguns populares também tentaram ajudar, mas só quando chegou a equipa especializada dos bombeiros se conseguiu retirar as crianças do gelo.

Foram rapidamente encaminhados para o hospital de Birmingham, onde ficaram a lutar pela vida, em estado crítico. Jack foi o primeiro a ser dado como morto, já durante a tarde.

Ainda na segunda-feira, mas à noite, vários familiares juntaram-se numa vigília e rezaram pelas crianças que continuavam internadas. Houve coroas de flores, muitas velas, brinquedos das crianças e muitos familiares e amigos que se uniram e pediram por tudo que os meninos sobrevivessem, o que, na altura, já era muito pouco provável.

A vigília de familiares e amigos das crianças que se realizou segunda à noite
A vigília de familiares e amigos das crianças que se realizou segunda à noite

Uma das presentes era Charlotte McIlmurray, tia de Jack, a criança que morreu a tentar salvar os outros meninos. "O rapaz de 10 anos é meu sobrinho. Ele viu-os a cair no gelo e correu e tentar salvá-los", escreveu num comentário a um post nas redes sociais. "As nossas orações e pensamentos estão com a vossa família. Estamos de rastos com tudo isto. Saber que ele morreu ao tentar salvar três rapazes que nem sequer conhecia, isso diz tudo sobre quem ele era. Ele foi espantoso", comentou, no mesmo post, uma outra pessoa.

Apesar de o incidente ter sido presenciado por algumas pessoas, a polícia não tem a certeza absoluta de que só quatro crianças tenham caído no buraco de gelo. Durante uma conferência de imprensa na entrada da reserva natural do lago Babbs Mill, onde aconteceu o incidente, o Superintendente Harris, da polícia das Middlands lembrou que é preciso que estejam "100 por cento certos de que não há mais ninguém na água neste momento". "Não informações de ninguém que esteja desaparecido, mas até estarmos 100 por cento certos de que não há mais vítimas continuaremos a realizar buscas".

A notícia da morte dos outros dois rapazes chegou ainda durante a segunda-feira. O único sobrevivente, até ao momento, é o menino de 6 anos, que conseguiu sair da água. mas continua internado.