A Carris Metropolitana, nova marca da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, já começou a funcionar. Esta quarta-feira, 1 de junho, os novos autocarros amarelos começaram a circular nos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, que correspondem apenas a uma das zonas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que vão sofrer mudanças.
Os 18 municípios da AML foram divididos em quatro zonas, que serão abrangidas pela restruturação na rede de transportes públicos com o objetivo de uniformizar os transportes na AML. Os atuais operadores que exploram os autocarros vão continuar a fazê-lo, mas "mas sob a marca Carris Metropolitana", explica a marca no site.
O que muda? No fundo, o design dos autocarros, dos passes e bilhética (vão reduzir de 902 tipos de bilhetes para apenas três) e algumas paragens, assim como a numeração das carreiras, alguns horários, a introdução de novas linhas e alteração do número das existentes (para o qual foi criado um conversor para facilitar a informação aos utilizadores da rede Carris Metropolitana) e mudam alguns preços.
Quanto a este último aspeto, os passes Navegante de 30 e 40€ (municipal e intermunicipal) vão manter-se e os bilhetes custarão a partir de 1,25€ quando comprados a bordo e 0,85€ quando pré-pagos.
A zona 4 conhece todas as alterações esta quarta-feira, 1, que marca o início da fase testes antes do lançamento oficial da Carris Metropolitana a 1 e julho. Até lá, mais municípios serão incluídos na rede.
Saiba quando e o que implica esta mudança.
Quando é que a Carris Metropolitana chega a mais zonas?
A Carris Metropolitana chegará a mais zonas depois da primeira fase, com introdução da zona 4 correspondente a Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro. Tudo começou pela última área porque “era a mais deficitária” do ponto de vista do transporte rodoviário e da ligação aos outros meios de transporte, segundo Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, citada pelo jornal "Observador".
Seguir-se-ão gradualmente as zonas 1 (Amadora, Oeiras e Sintra, Lisboa e Cascais), a zona 2 (Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira) e a zona 3 (Almada, Seixal e Sesimbra).
Interessa-me saber as novas zonas?
Sim. Não só porque quando anunciada a próxima fase já saberá se vai poder usufruir, como pelo facto de a indicação do autocarro que tem de apanhar incluir a respetiva área. Ou seja: "Por exemplo, esta é a 'área 4', pelo que o início da designação das carreiras começará sempre por 4, depois seguido do número respeitante a cada um dos municípios", explica a presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa e também da Câmara Municipal de Amadora, Carla Tavares, à agência Lusa, segundo o "DN".
Para saber as novas linhas, basta consultar o conversor.
Vão mudar os horários dos autocarros?
"Previsivelmente, nos casos em que tal se justifique, haverá mudanças nos horários", refere a Carris Metropolitana. As alterações e todos os horários que estão em vigor podem ser consultados aqui.
O que muda nos autocarros?
Além de passarem a ser amarelos, com indicação da marca Carris Metropolitana, têm "melhores condições de conforto, conectividade e segurança para os passageiros". Isto traduz-se em wi-fi e pontos de carregamento USB.
E nas paragens, o que muda?
Praticamente nada. "As paragens corresponderão, maioritariamente, a paragens previamente existentes. No entanto, surgirão também novas paragens com o objetivo de melhorar o serviço prestado", anuncia a Carris Metropolitana.
Todas elas estarão identificadas com postaletes e informação relativa ao serviço prestado sob a marca Carris Metropolitana.
Navegante, zapping e bilhetes a bordo
Não se preocupe, porque vai poder continuar a usar os passes Navegante da mesma forma, assim como o Zapping. Quanto aos bilhetes, poderá continuar a comprá-los a bordo, mudam apenas algumas tarifas.
A Carris Metropolitana informou no site que em breve "será disponibilizada online informação para conhecer os títulos de transporte aplicáveis na Carris Metropolitana", mas já são conhecidos os valores dos títulos de transporte (1,25€ quando comprados a bordo e 0,85€ quando pré-pagos).
Também a Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) revelou os preços, agora mais reduzidos: 1,25€ bilhete normal e 1,10€ quando pré-comprados para circular no Barreiro.