Os dias de desespero porque o autocarro teima em não chegar parecem estar prestes a chegar ao fim. A Carris Metropolitana, empresa que vai gerir toda a rede de autocarros da região de Lisboa, tem como objetivo garantir que todos os autocarros respeitam os horários definidos e assegurar que não existem supressões de carreiras.
"Haverá uma maior promoção da pontualidade. Vamos saber, em tempo real, em que local está cada autocarro, e os operadores serão penalizados se houver atrasos", disse esta segunda-feira, 23 de maio, a diretora de gestão de contratos na Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Ana Oliveira, durante uma apresentação aos jornalistas que decorreu na sede da empresa, tal como escreve o jornal "Expresso".
"Passamos a gerir toda a operação, o que, por exemplo, significa ter mecanismos de fiscalização do serviço prestado", reforçou o administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Rui Lopo. A Carris Metropolitana vai entrar em funcionamento já este verão, em todos os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Como a rede de autocarros passa a ser gerida por uma mesma empresa, será possível monitorizar-se, em permanência, todos os atrasos e falhas de serviço, comprometendo-se a penalizar os operadores que entrem em incumprimento. Todos os autocarros serão iguais, em tons de amarelo, exceto, para já, a Carris (Lisboa), a MobiCascais e os Transportes Coletivos do Barreiro.
Estes autocarros são mais recentes e têm uma condução mais sustentável. Irão dispor de rede Wi-Fi a bordo e existirá uma maior oferta, tanto em termos de horários como de percursos. Os preços dos Passes Navegante não vão mudar e, através da app Navegante, poderá consultar os horários e comprar e validar bilhetes.
A partir de julho, existirão 370 painéis digitais (320 junto às paragens e os outros 50 em sítios como estações de comboios ou centros comerciais) com dados, em tempo real, acerca da chegada dos autocarros. A Carris Metropolitana encontra-se a contratar motoristas.