Os novos cartões do cidadão vão passar a ser contactless, tal como a maioria dos cartões bancários. Ou seja, a partir de agora, e se tiver um dos novos cartões do cidadão, bastará aproximá-lo de algumas máquinas existentes em vários locais públicos para que ele seja automaticamente lido. Uma das principais utilidades poderá ser a de utilizar o Cartão do Cidadão como bilhete de transporte, conforme avançou o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, revela o "Observador", que cita a Agência Lusa. Esta é uma das 18 medidas do novo plano Simplex, apresentado esta segunda-feira, 10 de julho, e que irão supostamente desburocratizar o funcionalismo público e facilitar a vida dos cidadãos.

Não tem passe de Metro? Basta encostar o cartão, telemóvel ou smartwatch à cancela. Saiba mais
Não tem passe de Metro? Basta encostar o cartão, telemóvel ou smartwatch à cancela. Saiba mais
Ver artigo
"Estas medidas [do Simplex], acima de tudo mais viradas para o cidadão, são aquelas que trazem valor acrescentado, de simplificação, de eficácia, ao cidadão e às empresas”, explicou Mário Campolargo, que definiu como "seguramente muito paradigmática" a inovação relacionada com o Cartão do Cidadão. Para o secretário de Estado, uma das grandes vantagens deste novo cartão contactless é o facto de aumentar, em muito, "as medidas de segurança". "Estamos muito habituados a utilizar os cartões bancários que não necessitam de se meter numa caixa para lê-los, mas apenas aproximando do equipamento. É isso que o nosso Cartão do Cidadão vai ter”, disse. Isto irá "garantir a segurança contínua", permite um "update tecnológico" e vai "abrir umconjunto de perspetivas muito alargadas para casos de uso”, explicou o secretário de Estado.

Mas como é que irá funcionar a questão do título de transporte? A situação deverá ser explicada com mais detalhe na apresentação das medidas do Simplex, mas para já é certo que o novo Cartão do Cidadão irá permitir que se viaje usando-o como bilhete. Não se sabe ao certo se o cartão será carregado com dinheiro ou se poderá haver uma opção de pré-comprar bilhetes ou passes mensais, mas é certo que os transportes públicos passarão a ter um leitor de contactless que permitirá passar o novo Cartão do Cidadão, que poderá substituir o título normalmente comprado.

Para já, esta “é umamedida genérica para toda a população e vai ser progressivamente implementada”, disse Mário Campolargo, sem definir prazos e datas.