Vem aí uma semana complicada para quem utiliza o comboio para chegar ao trabalho. A CP - Comboios de Portugal alertou no seu site oficial que, por motivos de greves convocadas por vários sindicatos, existirão fortes perturbações na circulação de comboios a partir de quarta-feira, 7 de maio, e não estão previstos quaisquer serviços mínimos. Ao que tudo indica, as greves irão continuar até à próxima quarta-feira, 14 de maio. 

Os preços baixos da Normal vão chegar à Covilhã. Nova loja está prestes a abrir e até vai haver presentes
Os preços baixos da Normal vão chegar à Covilhã. Nova loja está prestes a abrir e até vai haver presentes
Ver artigo

Pela explicação dada pela empresa, é possível que exista um especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio, sendo que depois o dia 14 pode levar com alguns atrasos por parte dos comboios. No entanto, até ao momento não foram decretados serviços mínimos para nenhum dos dias de greve, e a CP alerta que “não garante a circulação de comboios sobretudo nos dias 7,8 e 9 de maio”.

Isto é semelhante ao que aconteceu na manhã do passado dia 28 de abril, o dia do apagão, onde também estava prevista greve de comboios e, até a eletricidade cair em todo o País, nenhum comboio fez qualquer serviço mínimo. Ou seja, é bem provável que até sexta-feira, 9 de maio, não consiga utilizar a CP para ir trabalhar, e a partir do dia 10, se forem decretados serviços mínimos, a empresa garante que irá informar a população.

A escolha de não avançar com os serviços mínimos tem que ver com a segurança das pessoas que utilizam comboios nos dias de greve, uma vez que a sobrelotação pode fazer com que alguém se sinta mal no transporte. “Em dia de greve, pôr comboios com menos frequência não resolve o problema. Pelo contrário, acrescenta problemas de segurança para os cidadãos”, disse José Manuel Oliveira, coordenador da Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações, à TSF

“Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”, explicou a CP no site oficial.