
As segundas-feiras já são difíceis, mas o arranque da próxima semana, a 28 de abril, promete ser ainda mais desafiante para quem apanha o comboio para o trabalho ou tem alguma viagem marcada: há greve da CP - Comboios de Portugal e não foram decretados serviços mínimos.
A greve, que foi convocada para esta segunda-feira pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), pode começar a ter implicações já este domingo, 27, avisa a CP, que também alerta que os constrangimentos podem durar até terça-feira, 29.
Do lado do SFRCI, o sindicato explica que decidiu convocar uma greve com o objetivo de reivindicar melhores condições salariais para todos os Trabalhadores da empresa, pode ler-se em comunicado replicado nos vários meios de comunicação nacionais.
"Após exaustivas negociações com a administração da CP – Comboios de Portugal, foi possível chegar a um acordo satisfatório em relação aos aumentos salariais para o ano em curso", mas este acordo "aguarda deferimento por parte das tutelas governativas desde fevereiro de 2025", continuam em comunicado.
A CP refere ainda que os clientes com bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional podem obter o "reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe", acrescentam também em comunicado, referindo que o reembolso ou troca online pode ser efetuado até "aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras".
Passado o prazo, e até 10 dias após terminada a greve, "pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto 'online' 'reembolso por atraso ou supressão', com o envio da digitalização do original do bilhete".