A CP alertou esta terça-feira, 9 de dezembro, para “perturbações na circulação de comboios” na próxima quinta-feira, 11, devido à greve geral convocada pelas centrais sindicais.
A empresa avisa ainda para “possíveis impactos” no serviço já na quarta-feira, 10, e também na sexta-feira, 12, prolongando assim os efeitos da paralisação para além do dia oficial da greve, refere a CP em comunicado.
No entanto, os clientes que já tenham adquirido bilhetes para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional poderão pedir o reembolso total ou solicitar a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe.
A CP sublinha que o processo pode ser feito de forma simples através da área “Os seus bilhetes”, na myCP (para compras feitas na Bilheteira Online ou app), até 15 minutos antes da partida do comboio. Quem preferir, pode fazê-lo também presencialmente nas bilheteiras. Caso o prazo de 15 minutos já tenha passado, a empresa garante que os clientes não ficam desprotegidos. Até 10 dias após o fim da greve, será possível pedir o reembolso através do formulário online “Reembolso por Atraso ou Supressão”, sendo necessária a digitalização do bilhete original.
A paralisação na CP reúne um largo conjunto de sindicatos do setor, incluindo ASCEF, FECTRANS/SNTSF, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, STF e STMEFE.
A greve geral de 11 de dezembro promete ser especialmente significativa, dado que será a primeira em mais de uma década a juntar CGTP e UGT, algo que não acontecia desde junho de 2013, durante o período de intervenção da troika.
O protesto é convocado contra o anteprojeto do Governo para a reforma da legislação laboral, que tem gerado forte contestação no movimento sindical.