Portugal irá enfrentar nos próximos dias uma forte vaga de calor proveniente do norte de África, o que pode significar notícias excelentes, para quem gosta de ir à praia, ou notícias más, porque com este fenómeno chegam muitos problemas e alguns perigos. O Centro Europeu Para a Prevenção e Controlo de Doenças deixou um alerta para que todos estejam particularmente atentos, não só nos próximos dias, como durante todo o verão, para o aumento considerável de mosquitos, bem como para os perigos que daí podem vir.

É um íman de mosquitos? Há uma razão científica e pode ter a ver com o seu cheiro
É um íman de mosquitos? Há uma razão científica e pode ter a ver com o seu cheiro
Ver artigo

De acordo com esta organização de saúde, os mosquitos são os principais responsáveis pela propagação da dengue, febre amarela e zika, doenças muito presentes em África, precisamente o continente de onde poderão chegar estes insetos vindos com a onda de calor. Existe, por isso, e ainda de acordo com o Centro Europeu para o Controlo de Doenças, um risco muito mais elevado de disseminação destas doenças, ainda pouco comuns no continente europeu.

Não só a onda de calor, como também as fortes chuvas que poderão chegar temporariamente são os principais responsáveis pela chegada dos mosquitos.