Já estamos desejosos para viver os dias mais frescos de outono, mas o verão (ainda que, na teoria, já tenha terminado) não quer arredar pé das nossas vidas. Prova disso é que as temperaturas vão, em grande parte do território continental, continuar elevadas, fixando-se acima dos 30ºC, por mais uns dias.

"O extraordinário episódio de calor a que iremos assistir nos primeiros dias de outubro será resultado de um reforço das altas pressões e, por conseguinte, do anticiclone de bloqueio, que se tornará assim ainda mais robusto, e que estará aliado ao estabelecimento de uma massa de ar quente", explica Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, citado pela "Visão".

Este domingo, 1 de outubro, será um dos dias mais quentes da semana, com temperaturas que chegam aos 37ºC, como acontece em Santarém. Os únicos distritos com temperaturas abaixo dos 30ºC são Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda e Faro, que se fixam entre os 27ºC e os 29ºC.

Aproveite o calor enquanto dura com estas 12 sandálias desde 4,99€ (que já servem para o ano que vem)
Aproveite o calor enquanto dura com estas 12 sandálias desde 4,99€ (que já servem para o ano que vem)
Ver artigo

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dizem ainda que o primeiro dia da semana, 2 de outubro, será de "céu pouco nublado ou limpo" e "vento fraco". E as temperaturas máximas vão oscilar entre os 24ºC, no Porto, e os 35ºC, em Évora. Já na capital, os termómetros não deverão passar dos 30ºC.

Para terça-feira, 3, vai registar-se uma "pequena descida de temperatura no nordeste transmontano e na Beira Alta", mas haverá uma "pequena subida na costa sul do Algarve". Nesse dia, a generalidade do País vai registar mais nebulosidade, mas o calor vai continuar a fazer-se sentir, sendo Évora e Beja (34ºC) os distritos mais quentes, aos quais se seguem Santarém, Setúbal e Faro (32ºC), bem como Lisboa e Castelo Branco (31ºC).

Uma coisa é certa: estas temperaturas são anormais para a época, estando cinco graus acima do normal nesta altura do ano, refere a SIC Notícias. As temperaturas vão manter-se elevadas também na segunda quinzena do mês, mas tudo aponta para que os valores térmicos não sejam tão excessivos como no seu arranque.