Testámos o Ancient Earth. Primeiro, inserimos uma cidade, Lisboa, depois aguardámos para ver o que acontecia. Nada. Porquê? Porque há 750 milhões de anos a cidade não existia no mapa.

"A placa tectónica não pode ser encontada tão longe no passado — tente mudar para um ano mais recente", esclareceu-nos o site criado por Ian Webster, engenheiro e responsável pelo maior banco de dados digital de dinossauros do mundo, o The Dinosaur Database, em parceria com CR Scotese, criador do Paleomap Project, um site que ajuda a entender a evolução das placas tectónicas.

Resolvemos então mudar a data para 300 milhões de anos e eis que Lisboa aparece misturada com aquilo que hoje são outros continentes. Conseguimos ter essa perceção porque a plataforma Ancient Earth mostra o passado por baixo de linhas finas relativas à formação geográfica atual dos continentes e países.

Lisboa há 300 milhões de anos
Lisboa há 300 milhões de anos Lisboa há 300 milhões de anos créditos: dinosaurpictures

O site não só mostra onde estava a cidade que procuramos, como dá informação de como era tudo naquela época. "Fim do Carbonífero. As plantas desenvolveram sistemas radiculares que lhes permitiram crescer e mover-se para o interior. Os ambientes evoluíram por baixo das copas das árvores. O oxigénio atmosférico aumentou à medida que as plantas se espalhavam na Terra. Os primeiros répteis evoluíram, e os insetos gigantes diversificam-se", pode ler-se sobre o que acontecia na Terra há 300 milhões de anos.

Além de procurar por cidades ou datas, o site Ancient Earth permite pesquisar fenómenos da evolução do planeta. Os primeiros recifes de coral, os primeiros répteis, os primeiros dinossauros são alguns dos acontecimentos sobre os quais podemos saber mais.

Pronto para recuar no tempo? É só fechar os olhos na cama desta caverna na Madeira
Pronto para recuar no tempo? É só fechar os olhos na cama desta caverna na Madeira
Ver artigo

As primeiras flores, por exemplo, sugiram há 120 milhões de anos, no início do período Cretáceo da Era Mesozoica. "O mundo é quente e não tem calotas de gelo polar. Os grandes répteis dominam e os mamíferos permanecem pequenos. As plantas floríferas evoluem e espalham-se pelo mundo", diz-nos o Ancient Earth.

Em cada pesquisa o site indica os dinossauros existentes na época e ao carregar num deles somos encaminhados para o banco de dados sobre dinossauros desenvolvido por Ian Webster, o The Dinosaur Databae, para descobrir mais detalhes sobre cada um.

Estas férias troque os livros de fichas das crianças pelo Ancient Earth e explore também a plataforma para aprender algo novo de forma interativa.