Um espaço no Saldanha, um em Benfica e outro em Picoas. São estas as nossas sugestões para que o regime de teletrabalho não tenha de se limitar à casa. O regime do teletrabalho não é novo, mas há empresas que, só agora, com a chegada da pandemia, perceberam a importância do trabalho remoto. E se há quem prefira a ideia de poder ter uma manta quentinha sobre as pernas durante as várias reuniões, também é verdade que há quem desespere por estar fechado em casa ao longo do dia. Mas não tem de ser assim.
O teletrabalho é, mais do que trabalhar a partir de casa, a possibilidade de, a cada dia, escolher o seu próprio local de produtividade. Mais do que isso: trabalhar remotamente também pode significar uma oportunidade para conhecer outras cidades, uma vez que pode trabalhar desde qualquer parte do País. Optando pela opção sempre válida de procurar quartos para arrendar, ou qualquer outra que lhe seja possível, aproveite para se mudar e conhecer Lisboa.
Entre as várias pausas que fará ao longo do trabalho, poderá visitar zonas como a Avenida da Liberdade, a Praça do Comércio ou a Baixa, sem perder horas em transportes públicos. Caso opte por procurar alugar quarto em Lisboa, estas são as cinco sugestões de quartos, da Inlife, para viver no centro da cidade. Mas também há várias opções para alugar quartos no Porto, em Coimbra ou Évora.
Terminado o processo de alugar quartos em Lisboa, está na altura de procurar espaços onde possa trabalhar — e há bastantes espalhados pela cidade, embora nem todos tenham as condições necessárias para longas sessões dedicadas a reuniões, projetos ou desenvolvimento de ideias. Outros, por exemplo, implicam uma mensalidade pouco amiga da carteira.
A pensar nesse contexto, fizemos o trabalho de casa e selecionámos três espaços para continuar a trabalhar remotamente em Lisboa que beneficiam do silêncio necessário para se concentrar e de café suficiente para um boost milagroso de cada vez que a energia ameaçar desaparecer.
Cowork Auchan (Saldanha)
Talvez já tenha passado várias vezes pela Avenida da República, em Lisboa, e nunca se tenha apercebido desta possibilidade. O My Auchan da Avenida alberga, no piso superior, um cowork com acesso à internet, mesas e tomadas para carregar o computador de forma totalmente gratuita. Basta entrar pelo supermercado, seguir até à zona da padaria e entrar pela porta com acesso ao primeiro piso.
O espaço está aberto todos os dias da semana entre as 8h30 e as 20h30. A melhor forma de se deslocar é através do Metropolitano de Lisboa, saindo na estação do Campo Pequeno, da linha Amarela.
Palácio Baldaya (Benfica)
O Palácio Baldaya, na Estrada de Benfica, abriu em meados 2017, depois de mais de 100 anos fechado. Além dos espaços culturais, o palácio conta com um cowork de acesso gratuito, com trinta lugares de trabalho, uma sala autónoma para equipas e duas salas com postos de trabalho partilhados.
Para uma pausa, poderá usufruir da copa ou deslocar-se até à cafetaria do edifício.
A melhor forma de se deslocar até ao Palácio da Baldaya é através do comboio, saindo na Estação de Benfica. O espaço está aberto todos os dias, das 9h às 22h, exceto ao domingo, em que fecha às 20 horas.
Hotel Moxy Lisbon City (Picoas)
Modernos e cheios de pinta, os Hotéis Moxy, da cadeia internacional Marriott, chegaram a Lisboa em 2021 com um conceito mais acessível. Mas não, o Moxy não é uma opção só para passar a noite.
Entre aperitivos e tecnologia, o Moxy Lisbon City disponibiliza um lounge, para hóspedes ou visitantes, com uma mesa comunitária, tomada elétrica e entradas USB para manter os seus equipamentos com bateria. O melhor de tudo isto é que pode terminar o dia de cocktail na mão — já que o hotel conta com um bar —, ou prolongar o trabalho até à noite. O hotel está aberto durante 24 horas.
A forma mais fácil para se deslocar até ao Moxy Lisbon City é através do Metropolitano de Lisboa, saindo em Picoas, na linha Amarela. Para quem alugar quarto em Lisboa, Picoas é outra das zonas da cidade com vários acessos.