Podem ser batidos esta semana alguns recordes de temperaturas anormalmente altas para a época, alguns deles com mais de 70 anos. Para esta quinta-feira, são esperadas temperaturas elevadas em praticamente todo o território nacional, mas em especial para as regiões do Alentejo (sobretudo interior sul), Ribatejo e Beira Baixa, onde o termómetro pode tocar nos 37 graus. Até as noites vão estar anormalmente quentes. Só há mesmo uma faixa costeira que será exceção.
“São esperadas subidas de 3 a 6 graus das temperaturas máximas, que deverão atingir 10 graus acima do normal em alguns locais do Centro Sul. É preocupante”. As palavras são da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que confirmou que vamos entrar na terceira vaga de calor, em declarações, esta quarta-feira, 26 de abril, ao "Correio da Manhã". As temperaturas altas vão prolongar-se durante vários dias e poderão baixar apenas ligeiramente durante o fim de semana, provavelmente quando mais gente gostaria que isso não acontecesse.
As temperaturas mais altas para esta quinta-feira, 27, são esperadas em Beja (35º), Évora (34º) e Santarém (34º). Também Setúbal (33º) e Lisboa (32º) terão os termómetros bem acima do normal. No restante território, as máximas variam entre os 23º de Aveiro e os 28º de Braga, Vila Real ou Bragança. O Algarve não deverá ir além dos 29º.
Este cenário mantém-se na sexta-feira, 28 de abril, mas com ligeiras descidas da temperatura máxima, descidas essas que se continuam a registar no decorrer do fim de semana. Segunda-feira, 1 de maio, feriado, os termómetros voltarão à tendência de subida em todo o território, que deverá manter o céu pouco nublado ou limpo em quase todo o território.
Esta situação tem uma explicação. É que existe uma massa de ar quente proveniente do norte de África que está a invadir o território nacional, algo que se deverá prolongar por alguns dias. Esta situação leva a que se esperem recordes de temperatura, alguns com dezenas de anos. Se Beja chegar, como se espera, a máximas de 36 graus irá bater o recorde de alta temperatura para a época, que foi estabelecido em 1945, com 33,2º de máxima. Em Évora, esperam-se 35º, temperatura mais alta para a época desde 2008, quando se registaram 32,4º, diz ainda o "CM" desta quarta-feira.