Vicente tinha apenas 3 anos quando lhe foi diagnosticada uma leucemia linfoblastica aguda tipo B — um tipo de cancro que afeta o sangue e a medula óssea — a 21 de dezembro de 2018. Estava internado no IPO do Porto à espera de uma doação de medula óssea, que tardou em chegar, e esta quinta-feira, 30 de abril, não resistiu à doença acabando por morrer.
A notícia foi partilhada na página de Facebook "Por todos os Vicente’s" que se dedica a apoiar todos as crianças que, como ele, também precisam de ajuda.
"Amigos , este é o sorriso com que cheguei hoje ao Céu. E é o que quero que guardem de mim... Vi", diz a publicação que teve quase 200 partilhas e 210 comentários. Entre estes estão os de várias pessoas que dão força à família e falam sobre a motivação do pequeno Vicente: "Um super e grande herói sempre e para todo o sempre... o teu sorriso será sempre a marca mais linda para nunca mas nunca mesmo serás esquecido", diz uma utilizadora.
A mãe ia partilhando no grupo o estado de saúde do filho, bem como as iniciativas que podiam ajudar a criança. Vicente fez tratamentos de quimioterapia e transfusões de sangue logo no início do ano passado e desde essa altura já se sabia que iria precisar de um dador de medula. "Apelamos a ajuda de todos. Por ele e por tantas outras crianças que precisam", dizia uma publicação em janeiro.