Esta sexta-feira, 9 de agosto, um avião da companhia aérea Voepass despenhou-se em Vinhedo, no interior de São Paulo, no Brasil. De acordo com a Câmara Municipal de Valinhos, não há sobreviventes – todas as 61 pessoas que iam a bordo morreram. E, coincidência das coincidências, um youtuber brasileiro já tinha feito um vídeo sobre o quão inseguros os aviões desta companhia aérea são.

A 28 de julho, Lucas Estevam publicou um vídeo no seu canal de Youtube com mais de 2 milhões de subscritores, intitulado "Estevam Pelo Mundo", no qual discutia a segurança das aeronaves ATR-72 operadas pela Voepass. "O perigo de voar no ATR 72 da Voepass - antiga Passaredo - é seguro ou perigoso?" era o título original. Depois do acidente, o criador de conteúdos alterou-o.

Veja o vídeo

No vídeo, Lucas Estevam filma-se numa conversa com uma assistente de bordo, a quem pergunta "se é tranquilo voar" naquele avião. A mulher ri-se, responde "com certeza" e o youtuber faz novamente a pergunta, obtendo a mesma resposta. "Ouvi dizer que nunca caiu nenhum. Graças a Deus. Não vai ser esse então, gente", remata o criador de conteúdos.

Atualmente, as imagens já conta com mais de meio milhão de visualizações. E depois da repercussão do acidente, Lucas Estevam já se manifestou para esclarecer que o seu vídeo não foi uma previsão do acidente. "O avião que caiu é, sim, um avião seguro. A gente não sabe se foi um erro mecânico ou um erro humano", afirmou o youtuber.

Astronauta que tirou a primeira foto a cores da Terra morreu a pilotar. Avião caiu na água
Astronauta que tirou a primeira foto a cores da Terra morreu a pilotar. Avião caiu na água
Ver artigo

O avião da companhia aérea VOEPASS, um bimotor ATR-72-500, voava entre Cascavel e São Paulo, e despenhou-se por volta das 13h25 (17h25 em Lisboa). Despenhou-se no meio de algumas casas, depois de andar às voltas no ar. A caixa negra da aeronave, que tinha realizado mais dois voos na manhã de sexta-feira, já foi encontrada e por apurar estão as causas do acidente.