William Anders morreu na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas das Ilhas San Juan, um arquipélago no estado de Washington, nos Estados Unidos, tal como avançou o filho Greg Anders. O antigo astronauta da missão Apollo 8, em 1968, que tirou a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, tinha 90 anos.
A fotografia que William Anders tirou foi responsável por desencadear o movimento ambientalista global, por mostrar o estado frágil da Terra. O piloto, segundo a Associação Federal de Aviação norte-americana, estava sozinho a bordo do avião Beech A45 e as autoridades ainda estão a investigar o acidente, segundo o "Observador".
Mark Kelly, senador do Arizona e astronauta reformado da NASA, homenageou o colega no X. “Bill Anders mudou para sempre a nossa perspetiva do nosso planeta e de nós próprios com a sua famosa fotografia do nascer da Terra na Apollo 8. Inspirou-me a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Os meus pensamentos estão com a família e amigos”, pode ler-se na publicação.