A ilha mais recente do mundo emergiu do mar, após uma erupção vulcânica debaixo de água, ao largo da costa da ilha japonesa Iōtō, antigamente denominada Iwo Jima, no Oceano Pacífico, segundo a Agência Meteorológica do Japão (AMJ). A ascensão foi documentada em fotografias tiradas pela Força Marítima de Autodefesa do país a 1 de novembro.

Rita Pereira testemunha onda gigante no Brasil. "Vi uma criança a ser arrastada. Tudo foi levado"
Rita Pereira testemunha onda gigante no Brasil. "Vi uma criança a ser arrastada. Tudo foi levado"
Ver artigo

As imagens mostram uma pequena erupção, que lançou uma nuvem escura de cinzas sobre a pequena ilha, que agora faz parte do arquipélago de Ogasawara, que conta com mais de 30 ilhas subtropicais e tropicais. Desde o ano passado que a AMJ tem vindo a registar a atividade vulcânica na área, mas o Instituto de Terramotos da Universidade de Tóquio confirmou que a erupção que formou a nova ilha japonesa ocorreu no dia 30 de outubro, segundo a CNN Travel.

Setsuya Nakada, professor emérito de vulcanologia na Universidade de Tóquio, revelou que o magma se tinha estado a acumular debaixo de água durante algum tempo antes de finalmente romper a superfície. A nova ilha, que ainda não tem nome, situa-se a cerca de 1200 quilómetros a sul do Japão continental e a um quilómetro da antiga Iwo Jima.