
O Japão está a viver uma onda de cancelamentos e adiamentos de viagens por parte de turistas internacionais, depois de uma antiga profecia ter voltado a ganhar força nas redes sociais. A responsável é Ryo Tatsuki, uma ilustradora japonesa apelidada de "Baba Vanga do Japão", que publicou em 2021 uma nova versão do manga "Watashi ga Mita Mirai" ("O futuro que vi", em português).
Em causa está uma premonição que aponta para um desastre natural de proporções gigantescas, previsto para julho de 2025. No livro, Ryo Tatsuki descreve uma rutura submarina entre o Japão e as Filipinas, que culminaria em tsunamis três vezes maiores do que os que devastaram a região de Tohoku em 2011.
A par disto, há também referências a “águas oceânicas a ferver”, o que muitos interpretam como um possível sinal de atividade vulcânica submarina. Tóquio seria o epicentro da tragédia, mas outras áreas como a Indonésia, Taiwan e as Ilhas Marianas do Norte também surgem nas previsões, diz o "The Economic Times".
Apesar de parecer difícil de acreditar, a profecia ganhou força devido ao passado da autora. Na primeira edição do manga, lançada em 1999, Ryo Tatsuki antecipou com detalhe o terramoto e o tsunami de 2011, assim como a morte de Freddie Mercury. Esta espécie de currículo profético alimentou o fascínio e o medo de quem agora revisita as páginas da obra.