Rita Pereira está a viver no Brasil devido às gravações da novela "Dona Beja". Este domingo, 5 de novembro, aproveitou para ir à praia com o amigo e ator Pedro Carvalho. Ambos apanharam um susto quando uma onda gigante inundou o areal, arrastando tudo e todos.
"Estamos na praia. O barco que estava ao pé de nós acabou de ser levado. As pessoas foram todas levadas. As nossas cadeiras desapareceram. Tudo foi levado", relatou a atriz no Instagram. "O Pedro perdeu os chinelos. Isto está muito estranho", continuou.
"Vi uma criança a ser arrastada. Vi um senhor enrolado. Estou chocada. Acho que vou embora", concluiu, deslocando-se para um restaurante. Inicialmente, Rita Pereira e Pedro Carvalho tinham conseguido afastar-se da confusão, mas o mar acabou por chegar até eles.
"Conseguimos umas cadeirinhas. Estamos aqui num canto, mas a contar que o tsunami pode chegar a qualquer momento", disse, numa fase inicial, ainda em tom de brincadeira, acrescentando que "o bom português consegue sempre safar-se".
"Quase levei com um barco", adiantou, ainda, a atriz de 41 anos. O mar agitado inundou ciclovias e até bairros da zona sul do Rio de Janeiro. A Marinha brasileira chegou a emitir um alerta, que avisava que existiriam ondas de até 3,5 metros no litoral da cidade carioca.
Vários indivíduos que se encontravam perto da praia do Leblon partilharam imagens do sucedido nas redes sociais, onde é possível ver a água a arrastar chapéus de sol, toalhas, cadeiras e outros pertences (e até pessoas). Um jovem de 16 anos está desaparecido, de acordo com a "Folha de São Paulo".
Este fenómeno, chamado ressaca de mar, caracteriza-se por elevação anormal do nível do mar na costa e acontece normalmente nas zonas costeiras do Brasil no outono ou inverno. Segundo o site Oceano Para Leigos, as ressacas marinhas tendem a piorar com as alterações climáticas.