Neste dia 5 de fevereiro assinala-se o novo ano lunar. Com ele começa também um novo ano do horóscopo chinês: o Ano do Porco. Os nativos deste signo são pessoas que nasceram nos anos 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007 e 2019, e são conhecidos por serem pessoas trabalhadoras, sociáveis e com um bom-sentido de humor. São ainda descritos como pessoas otimistas, generosas, determinadas e sinceras.
Se as mulheres nascidas neste signo são tidas como organizadas e carinhosas, já os homens são considerados calmos e gentis. Os nativos têm ainda como números da sorte o quatro, o seis e o oito, e como cores da sorte o amarelo, o cinzento, o castanho e o dourado.
O Ano do Porco promete ser um ano cheio de sucessos. "De uma maneira geral, o Ano do Porco é um ano bom em termos de trabalho, família e vida amorosa", explica a professora Teresa Cid, diretora do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, uma organização vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China. No entanto, deve dar-se um pouco mais de atenção à saúde e ao estilo de vida, pois podem surgir alguns problemas.
Qual o significado do porco na cultura chinesa?
O porco é um animal que simboliza riqueza, prosperidade e honestidade na cultura chinesa, sendo também visto como um animal que atrai a sorte. As suas orelhas grandes e bochechas rechonchudas são vistas como um sinal de riqueza.
Tal como na cultura portuguesa, o porco é um animal que é aproveitado de várias maneiras. Por isso, o ano do porco "é um ano especialmente benéfico e propício", explica a professora Teresa Cid, acrescentando que este ano tem ainda uma vertente reconfortante, gratificante, de abundância e de bem-estar.
O porco é também visto como um animal viril. Os casais que têm dificuldade em ter filhos devem ter um porco como peça de decoração nos seus quartos.
Quais as previsões para o Ano do Porco?
Como o porco é um animal associado à sorte e à riqueza, este é um bom ano para fazer investimentos. Além disso, atrai sucesso para todas as esferas da vida, prometendo um ano cheio de alegrias e sucessos na família, no amor e nas amizades para todos nativos.
Na cultura chinesa, acredita-se ainda que quem nasce sob o signo porco será uma pessoa afortunada. Mas se for deste signo deverá ter cuidados redobrados — quando o signo de nascimento coincide com o ano que estamos viver, este será um ano de azar e má fortuna.
Qual a origem dos signos chineses?
O zodíaco chinês tem 12 signos, tal como o zodíaco mais conhecido em Portugal. No entanto, como esclarece Teresa Cid, "o calendário chinês está organizado em ciclos de 12 anos e cada ano corresponde a um animal".
Mas esta ordem dos 12 signos chineses não foi criada ao acaso e tem origem numa antiga lenda chinesa. De acordo com a lenda (que tem várias versões), o imperador Jade desafiou todos os animais para uma corrida. Os 12 primeiros animais a chegarem ao palácio seriam os escolhidos para integrar o horóscopo chinês.
O primeiro a chegar foi o rato, que das costas do boi, conseguiu chegar em primeiro lugar, ficando o boi logo em segundo. O terceiro e quarto lugar foram ocupados pelo tigre e pelo coelho, respetivamente.
O dragão foi o quinto animal a chegar (e só não chegou mais cedo porque parou no caminho para ajudar uma aldeia que precisava de água). A cobra chegou em sexto lugar, porque vinha escondida no casco do cavalo, que chegou em sétimo.
De seguida chegaram a cabra, o macaco e o galo, que combinaram esforços para alcançarem juntos o palácio do Imperador. O cão foi 11.º animal a chegar porque, apesar de serem um ótimo corredor e nadador, ficou a brincar pelo caminho. O "pequeno e preguiçoso" porco foi o último, o 12.º portanto, porque parou para comer e dormir.
Se se pergunta o porquê de o gato não ser um dos animais dos signos chineses, há também uma explicação: o gato pediu ajuda ao rato para chegar ao palácio mas, durante o percurso, o rato traiu o gato. É por esta razão que os gatos e os ratos são inimigos desde então.