Mia Harris, uma avó residente em Ohio, EUA, foi condenada na passada terça-feira, 29 de outubro, a pelo menos nove anos de prisão, depois de, no início do mês, confessar ter disparado contra a neta de 5 meses e a sua nora. Ao que tudo indica, de acordo com a revista “People”, a sentença da mulher pode chegar aos 12 anos, e Myra, agora com 1 ano e meio, já teve de passar por três cirurgias, sendo que a próxima será em 2025, e precisará de ajuda para sempre.
O caso deu-se em dezembro de 2023 no município de Liberty Township, no Condado de Butler, em Ohio. As autoridades foram chamadas a casa da família às 2 horas da manhã, devido a uma denúncia feita por um membro da família por causa de um bebé que tinha levado um tiro.
Quando chegaram ao local, a polícia encontrou a criança de 5 meses com um ferimento de bala na cabeça, e rapidamente a transportaram para o hospital, onde esteve em estado crítico durante algum tempo. A avó, Mia Harris, foi detida depois de uma testemunha garantir que tinha sido a mulher a disparar contra a neta.
A agressão começou quando a avó de Myra discutia com alguns membros da família, e foi aí que a mulher pegou na arma, de acordo com a Dayton 24/7 Now. “Durante o incidente, Mia Harris disparou contra vários membros da família antes de, intencionalmente, disparar contra a criança”, lê-se no documento divulgado pelas autoridades a que a “People” teve acesso.
“[A avô] arrombou a porta de um quarto que estava trancado depois de disparar várias vezes contra a porta (...), e foi aí que disparou contra a criança na cabeça e à queima-roupa, enquanto a bebé estava deitada na cama”, escrevem ainda. Depois disso, a avó de Myra pegou na bebé e entregou-a à mãe “a sorrir”, de acordo com a mãe da bebé.
Na altura, Mia Harris declarou-se inocente por motivos de insanidade mental, e foi submetida a três avaliações de competência para se perceber qual o seu estado mental, resultado que determinaria se a avó da criança poderia ser julgada.
Depois de saírem os resultados, Mia Harris foi presente a tribunal e o Gabinete do Xerife do Condado de Butler, segundo a FOX 19, afirmou que a mulher disparou intencionalmente contra a neta de 5 meses. No entanto, a defesa afirmou que a avó tinha tido um “esgotamento mental”, e pediu ao tribunal para ter isso em consideração quando tomasse a decisão final.
Destiny, mãe de Myra e nora de Mia Harris, confessou na audiência, de acordo com a “People”, que a filha tinha passado mais de um mês internada, e que “terá convulsões e precisará de necessidades especiais para o resto da vida”. “O que você fez nunca mais será esquecido”, disse a mãe. “Ela nunca mais vai ter uma avó. Você tirou-me isso. Você tirou-me uma sogra. Tirou-me tudo. Tive de implorar pela minha vida, e depois disparou contra a minha filha à minha frente. Isso nunca será esquecido, e eu estou aqui hoje dez vezes mais forte do que a mulher que era quando aconteceu”, finalizou.