Kátya Tompos, a cantora que foi selecionada para representar a Hungria na Eurovisão em 2009, morreu. A artista tinha apenas 41 anos e morreu dois anos depois de ter sido diagnosticada com um cancro raro, diz a "Eurovoix News", que acrescenta que esta não fez todos os tratamentos necessários.

A 26 de maio, foi organizado um concerto de angariação de fundos para que Kátya Tompos pudesse ser submetida a tratamentos inovadores – e que não existem na Hungria – para se livrar da doença. No entanto, a cantora morreu antes de conseguir ser tratada.

A artista nasceu a 13 de março de 1983, em Budapeste. Estreou-se no cinema em 2001, tendo começado a sua carreira no cinema, tendo chegado a ganhar sete prémios de Melhor Atriz no seu país de origem, assim como a nível internacional, como nos New York Film Awards, em 2022. Além disso, esteve envolvida em várias produções teatrais.

RTP pediu uma reunião formal à Eurovisão para esclarecer os incidentes que ocorreram na final do concurso
RTP pediu uma reunião formal à Eurovisão para esclarecer os incidentes que ocorreram na final do concurso
Ver artigo

Em 2009, Kátya foi selecionada para representar a Hungria no Festival Eurovisão da Canção com a canção "Magányos csónak" – algo como "Barco Solitário", em português. Isto aconteceu depois de a escolha original, "If You Wanna Party", de Márk Zentai, ter sido considerada plágio, acrescenta a mesma publicação.

Contudo, Kátya recusou-se a participar na Eurovisão por estar com oito peças de teatro em mãos, não tendo tempo para se preparar para o certame. Zoli Ádok foi então selecionada para representar a Hungria na Eurovisão de 2009, tendo cantado o tema "Dance With Me".