![Anabela teve cancro da mama no mesmo ano em que perdeu o pai.](/assets/img/blank.png)
Anabela revelou, em entrevista ao programa da SIC "Alta Definição", que foi diagnosticada com cancro da mama no mesmo ano em que perdeu o pai. "A perda do meu pai foi a coisa mais difícil da minha vida. E passei por um problema de saúde no ano em que o meu pai faleceu que, dentro do difícil, foi o mais fácil que me podia ter acontecido", explicou a Daniel Oliveira.
A cantora e atriz, que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1993, com "A Cidade (Até Ser Dia)" falou publicamente pela primeira vez sobre a doença, que descobriu num exame anual de rotina. Com historial familiar de doenças oncológicas, Anabela contou que "fazia todos os anos" as avaliações de saúde. "E todos os anos corria lindamente. Mas naquele dia não foi na boa. Tive assim uma conversa mais difícil com a médica. 'Atenção, isto é suspeito, vamos analisar'. Aí, caiu o mundo, aí é difícil", explica a cantora e atriz.
Quando teve o diagnóstico da doença, Anabela diz que tentou "enfrentar as coisas com mais ligeireza, no sentido de não dramatizar e fazer aquilo que é preciso". "Claro que me caiu o mundo. Chorei. Mas depois, 'bora lá. O que é preciso fazer? Foi assim que eu encarei as coisas, com um sorriso", explica. Anabela revela ainda que se submeteu a uma mastectomia mas que não precisou de mais tratamentos.
"Dentro do mau, fui tendo boas notícias. Tirei a maminha, a operação correu bem. Não tive de fazer quimioterapia. Não tenho de fazer radioterapia. Tomo um comprimido todos os dias, faço os exames regulares e não penso muito nisso", refere ainda Anabela. A cantora é mãe de Vicente, de 7 anos, fruto do casamento com Vítor Esteves.