Ainda sem data marcada, a cerimónia de coroação do rei Carlos III está prevista para junho de 2023, nove meses depois da morte da rainha Isabel II. Ao contrário da cerimónia de entronização da monarca, em 1953, a de Carlos III será mais simples, mais curta e mais diversificada.
Com o objetivo de refletir uma monarquia moderna, o rei quer impor mudanças na cerimónia de coroação: em vez das habituais quatro horas, a cerimónia durará pouco mais de uma hora; a lista de convidados será reduzida de 8 mil para apenas mil; rituais antigos e demorados serão eliminados de forma a poupar tempo e o dress code será mais descontraído, permitindo que os convidados usem fatos ao invés de trajes tradicionais.
"O rei fez muitas alterações à cerimónia da coroação tendo em conta as mudanças que aconteceram no mundo nos últimos 70 anos", disse fonte citada no jornal Daily Mail. Assim, será mais diversificada do ponto de vista religioso e cultural, tendo ainda adaptada a língua de forma a que seja compreensível para todos os públicos.