Alice Aguiar, de 8 anos, cuja família é originária da Madeira, é a terceira vítima mortal do ataque com uma faca que ocorreu esta segunda-feira, 29 de julho, numa escola de dança em Southport, no Reino Unido. A menina não resistiu aos ferimentos graves e morreu já no hospital durante a madrugada.
Alice Aguiar tem nacionalidade portuguesa, segundo fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ao “Correio da Manhã”, adiantando também que “o Cônsul Geral de Portugal em Manchester está acompanhar a família, tendo já falado com os pais, e vai continuar a acompanhar para dar o apoio necessário”.
Duas outras crianças morreram e houve pelo menos mais 11 feridos, nove dos quais também crianças e seis estão em estado crítico, na sequência do ataque com uma faca levado a cabo por um jovem de 17 anos.
As crianças, com idades entre os 6 e os 11 anos, frequentavam um workshop de ioga e dança inspirado pela cantora Taylor Swift no Hope of Art, um local antigo que funciona como armazém, quando o suspeito entrou armado com uma faca e começou a atacar as vítimas menores.
O suspeito, um jovem de 17 anos da vila de Banks, em Lancashire, mas nascido em Cardiff, foi detido e a faca foi apreendida. A motivação do ataque ainda é desconhecida, mas o caso não está a ser tratado como terrorismo.
Além dos príncipes de Gales, também Taylor Swift reagiu ao “horror” do ataque, tendo ficado “completamente em choque”, referindo ainda “a perda da vida e da inocência e o trauma terrível que se reflete em todos os que lá estiveram, nas famílias e nos primeiros socorristas”. “Eram apenas crianças numa aula de dança”, disse.