Escolher a cidade para recomeçar uma vida é uma decisão complexa de ser tomada e com muitos pontos a ter em avaliação. A consultora Economist Intelligent Unit (EIU) divulgou esta semana o Índice Global de Habitabilidade, onde avalia a qualidade de vida nas cidades tendo como critérios: a estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestruturas.

5 casas perfeitas para ficar nas cidades europeias que os portugueses mais procuram
5 casas perfeitas para ficar nas cidades europeias que os portugueses mais procuram
Ver artigo

O estudo foi realizado entre 14 de fevereiro e 13 de março, coincidindo com o começo da guerra na Ucrânia. Por isso, Kiev foi retirado da lista, ainda assim, a invasão influenciou vários dados, principalmente nas cidades russas de Moscovo e São Petersburgo.

Tal como em 2018 e 2019, Viena lidera a lista de melhores cidades para viver, com uma avaliação geral de 95,1 em 100 pontos. Em relação ao critério de educação e infraestrutura a cidade, conseguiu pontuação máxima (100). Seguindo-se a parte da cultura e meio ambiente com 98,6 pontos, estabilidade (95) e a saúde, com 83,3.

A “CNBC” explica que as cidades da Áustria e da Suíça têm vindo a subir nestes rankings devido à sua economia social de mercado. Ainda em junho deste ano, a revista “The Economist” realizou um ranking semelhante, onde também Viena liderou a lista. A revista britânica explicou que a “estabilidade e boas infraestruturas são os principais encantos da cidade para os seus habitantes, assim como um bom atendimento médico e muitas oportunidades de cultura e entretenimento”, explica a “BBC”.A EIU também expõe que as medidas de combate à covid-19 já não existirem em grande parte dos países é um ponto a favor na avaliação.

As dez melhores cidades para viver

  1. Viena, na Áustria
  2. Copenhaga, na Dinamarca
  3. Zurique, na Suiça
  4. Calgary, no Canadá
  5. Vancouver, no Canadá
  6. Frankfurt, na Alemanha
  7. Toronto, no Canadá
  8. Amersterdão, nos Países Baixos
  9. Osaka, no Japão
  10. Melbourne, na Austrália

As dez piores cidades para viver

  1. Teerão, no Irão
  2. Douala, nos Camarões
  3. Harare, no Zimbabué
  4. Daca , no Bangladesh
  5. Port Moresby, na Papua-Nova Guiné
  6. Carachi, no Paquistão
  7. Algiers, na Argélia
  8. Tripoli, na Líbia
  9. Lagos, na Nigéria
  10. Damasco, na Síria