Uma das empregadas de mesa do restaurante Oven and Tap, em Bentonville, no estado de Arkansas, Estados Unidos, recebeu uma gorjeta de quase quatro mil euros (4.400 dólares) após um jantar de grupo organizado pelo dono de uma grande empresa imobiliária, a Grant Wise. Contudo, a gorjeta generosa acabou por gerar problemas internos e Ryan Brandt, uma das que serviu o grupo, acabou por ser despedida.

Quando Grant Wise marcou o jantar, perguntou ao telefone se o restaurante tinha política de divisão de gorjetas, ao que Ryan Brandt (que por coincidência recebeu a marcação) respondeu que não, levando o empresário a avançar com a ideia de fazer um jantar solidário intitulado de "jantar do clube dos 100 dólares". O facto de ter revelado a política de gorjetas a um cliente foi o que espoletou o despedimento da empregada, uma vez que os proprietários do Oven and Tap consideram que violou as regras, segundo o "Daily Mail".

Fernando Daniel tem uma versão da canção mais viral do Natal — sim, é mesmo a do Pingo Doce
Fernando Daniel tem uma versão da canção mais viral do Natal — sim, é mesmo a do Pingo Doce
Ver artigo

Os proprietários aperceberam-se da oferta através de um vídeo do momento partilhado nas redes sociais, em que se ouve Grant Wise a anunciar que cada membro do grupo deu 100 dólares (cerca de 88€), destinados aos empregados que os serviram — neste caso, Ryan Brandt e mais uma colega com quem dividiu o dinheiro, que até já tinha destino: pagar as propinas escolares e ajudar a família.

O vídeo tornou-se viral, chegou até aos gerentes do restaurante e foi então que estes obrigaram a empregada a devolver parte do dinheiro. "Disseram-me que teria de dar o meu dinheiro ao gerente do turno e que levaria para casa 20%", disse à FOX 59, segundo o "Daily Mail". Nunca, em mais de três anos de serviço no restaurante, lhe tinha sido pedido para dividir a gorjeta, mas o caso mudou de figura com a quantia avultada.

Ryan Brandt não só teve de devolver o dinheiro, como acabou por ser despedida. Quando o responsável pela doação — cujo objetivo era ajudar os empregados afetados pelo impacto da pandemia da COVID-19 de um dos restaurantes favoritos da mulher de Grant Wise — soube do que aconteceu, avançou com uma angariação de fundos através da página GoFundMe para ajudar a empregada.

"Não compreendo porque é que isto aconteceu a uma mulher que parece tão doce e gentil. No entanto, estou empenhado em mostrar-lhe que existem pessoas fantásticas no mundo que farão o bem quando puderem", escreveu o empresário numa publicação de Instagram.

A onda de solidariedade que começou no restaurante passou para o site no qual foram angariados mais de oito mil euros e para a vida real, uma vez que Ryan Brandt já conseguiu um emprego num outro restaurante da cidade no Arkansas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.