No Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) estão em preparativos para simular um sinal ET que visa facilitar a comunicação entre seres humanos e espécies de outros planetas. A mensagem vai ser enviada esta quarta-feira, dia 24 de maio. A iniciativa pretende estrear esta comunicação mútua, considerando que outras equipas já enviaram sinais para o espaço, mas nunca o contrário, de acordo com o “Daily Mail”.

O Instituto SETI vai transmitir um sinal codificado de uma nave que orbita Marte para três telescópios no planeta Terra. O objetivo é, na visão dos investigadores, preparar os cientistas para a "experiência profundamente transformadora para toda a humanidade" quando espécies de outro planeta entrarem em contacto com os seres humanos, conforma cita o “Daily Mail”.

Há água em Marte? Sonda chinesa encontra indícios em estado líquido
Há água em Marte? Sonda chinesa encontra indícios em estado líquido
Ver artigo

Não é de conhecimento público o tipo de sinal que está a ser utilizado e o que o mesmo inclui. No entanto, sabe-se que o orbitador de Marte da Agência Espacial Europeia vai transmitir a mensagem codificada às 20 horas e estimam que chega 16 minutos depois, fazendo um percurso de 300 milhões de quilómetros pelo espaço.

Após a transmissão, os cientistas pretendem dar acesso ao sinal ao público para decodificação. O mesmo vai ser comunicado à Terra pelo ExoMars Trace Gas Orbiter, que estuda a atmosfera de Marte desde 2016, conta o “Daily Mail”.

Para envolver o público, o Instituto SETI vai realizar um evento de transmissão ao vivo com entrevistas com os principais membros da equipa, incluindo cientistas, engenheiros, artistas e muito mais.