
Avi Loeb, um físico e autor conhecido pelo seu interesse em investigar sinais de vida extraterrestre da Universidade de Harvard, acredita que o estranho cometa recentemente descoberto a atravessar o sistema solar da Terra é obra de aliens. Ao que tudo indica, segundo o site “Space.com”, o físico chegou mesmo a submeter um artigo sobre o assunto, em conjunto com outro colega, criando assim a teoria de que o cometa podia ser obra de “aliens maléficos”.
A hipótese foi apresentada como sendo um “exercício pedagógico” (que, em palavras comuns, de acordo com a “People”, significa um “exercício de pensamento”), onde o cometa 3I/ATLAS, visto pela primeira vez a 1 de julho no Chile, pode conter “tecnologia alienígena” e pode ser “possivelmente hostil” para todo o sistema solar. Para comprovar a sua teoria, Avi Loeb e o colega apontaram como evidências a trajetória do cometa e a sua velocidade ( 220 mil km/h e a aumentar), que podem oferecer “ benefícios a uma inteligência extraterrestre”.
Desta forma, como expressa o artigo, o cometa poderia ter sido enviado por uma força alienígena oculta e maliciosa, talvez com o objetivo de vir “espiar os humanos”. “Devemos considerar todas as possibilidades, que seja uma rocha, um cometa ou outra coisa, até termos evidências e dados que nos digam o que é. Não devemos assumir nada e devemos avaliar o risco com base nos dados que temos”, disse Avi Loeb ao CBS News.
No entanto, outros especialistas e físicos rejeitam esta ideia, garantindo que os estudos já feitos ao cometa 3I/ATLAS apontam para que este seja só um cometa normal. “Todas as evidências apontam para que seja um cometa comum, ejetado de outro sistema solar” afirmou Samantha Lawler, da Universidade de Regina, ao “Science.com”. “Já houve inúmeras observações telescópicas do 3I/ATLAS que mostram sinais clássicos da atividade típica de um cometa”, acrescentou Darryl Seligman, da Universidade Estatal do Michigan.