Depois de ter pedido aos visitantes para que não publicassem fotografias dos trilhos que levaram vítimas do Holocausto para a morte, o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau virou as atenções para a Redbubble e não poupou nas críticas à empresa norte-americana de venda de produtos.

Em causa está o facto de estarem a vender roupa e acessórios para a casa com as imagens dos campos de concentração estampadas, que podiam custar entre 30€ a 50€.

O insólito foi notícia esta terça-feira, 7 de maio, quando os responsáveis pelo museu reagiram no Twitter aos artigos que se encontravam para venda. E havia um bocadinho de tudo, desde tote bags a almofadas ou minissaias.

Auschwitz pede que não se publiquem fotos nos trilhos que levaram as vítimas do Holocausto à morte
Auschwitz pede que não se publiquem fotos nos trilhos que levaram as vítimas do Holocausto à morte
Ver artigo

Além dos campos de concentração, viam-se os trilhos por onde os prisioneiros eram levados, bem como as vedações que os mantinham confinados em condições desumanas.

"Redbubble, acham mesmo que vender artigos como almofadas, minissaias ou tote bags com as imagens de Auschwitz — um lugar de enorme tragédia onde mais de um milhão de pessoas foi assassinada — é aceitável? Isto é perturbador e de uma falta de respeito enorme", reagiram os responsáveis pela gestão e turismo da região.

A publicação, que soma já mais de duas mil partilhas e seis mil gostos, terá chegado aos responsáveis da Redbubble, que entretanto já reagiram em resposta ao tweet original.

"Obrigado por nos fazerem chegar isto. A natureza deste conteúdo não é aceitável e não está em linha com aquilo que são as nossas regras de comunidade. Vamos tomar medidas imediatas para remover este e outros anúncios semelhantes da nossa plataforma", lê-se.

Holanda pede aos turistas que não pisem as tulipas
Holanda pede aos turistas que não pisem as tulipas
Ver artigo

No entanto, a empresa fez ainda questão de se defender, dizendo que o conteúdo que os utilizadores decidiam listar na plataforma é inteira responsabilidade dos próprios.

"A Redbubble é apenas uma loja online onde utilizadores independentes devem tomar responsabilidade pelas imagens que decidem carregar."