Um chimpanzé atingiu a marca dos 50 anos. Koko, como é conhecido, vive no Jardim Zoológico de Whipsnade, no Reino Unido, desde 2006. Apenas outro animal está à sua frente nesta luta pelo título: Coco, que em abril deste ano celebrou o 58.º aniversário no Jardim Zoológico de Twycross, também no Reino Unido.

Estes primatas, que vivem a sua vida toda em jardins zoológicos, são capazes de chegar até aos 33 anos de idade, segundo reporta a agência Press Association.

Tratador de animais reencontra elefante que não via há 32 anos — e o resultado é emocionante
Tratador de animais reencontra elefante que não via há 32 anos — e o resultado é emocionante
Ver artigo

Grant Timberlake, veterinário no Jardim Zoológico de Whipsnade, referiu que o chimpanzé Koko está de “muito boa saúde”, mas apenas tinha de lidar com uma leve artrite nas mãos. Contudo, recebeu tratamentos que envolviam lasers de baixa intensidade e deixaram-no “sem dores e com total mobilidade”, mencionou o veterinário à BBC.

Koko também é muito conhecido no Jardim Zoológico por contribuir para vários projetos de conservação para a sua espécie. O primata já realizou alguns exames ao coração para ajudar os investigadores a compreender as doenças cardiovasculares que aparecem em alguns destes animais.

O chimpanzé Koko é assim o mamífero mais velho a habitar no Jardim Zoológico de Whipsnade, mas o flamingo Gladys fica à sua frente por ser o animal com mais idade a viver naquele jardim zoológico. Gladys fará, em julho deste ano de 2023, 53 anos.