Foi em 2008 que um vídeo emocionou a internet: o reencontro do leão Christian com os seus dois antigos donos, os australianos John Rendall e Anthony Bourke, que o compraram em bebé em 1969 na famosa loja Harrods, em Londres, Inglaterra, derreteu até os corações mais empedrados.
Afinal, não é muito habitual vermos um leão adulto a correr para dois homens e a brincar e a lamber os mesmos como se fosse um cão fofinho. Mas foi exatamente isso que aconteceu: o leão continuava a recordar-se dos seus antigos cuidadores, e soube demonstrar o carinho que nutria por eles. .
Foi também isso que aconteceu com Peter Adams e a elefante fêmea Kirsty.
Peter Adams, um tratador de animais britânico, reencontrou-se com o animal de quem tinha cuidado 32 anos antes, quando trabalhava no jardim zoológico Calderpark Zoo, em Glasgow, Escócia, durante a década de 70 e 80.
Kirsty acabaria por deixar a Escócia em 1987, e o tratador perdeu-lhe o rastro. Agora, mais de três décadas depois, localizou o animal na Alemanha e decidiu ir visitá-la. Assim que viu Peter, Kirsty reconheceu o seu antigo tratador e os dois partilharam um abraço.
"Claro que estava a pensar se existira alguma verdade na ideia de que os elefantes nunca esquecem", disse Peter Adams, citado pelo "Daily Mail". "Ela deixou-me aproximar, aceitou-me e foi uma experiência bastante emocional para mim. Vou guardar esta memória no meu coração para sempre".
Agora que sabe onde está Kirsty, Peter Adams já fez saber que pretende visitar o animal mais vezes.