Dois anos depois de ter sido indiciada por tráfico humano, a Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou a influenciadora Katiuscia Torres Soares, conhecida como Kat Torres. A brasileira de 34 anos é acusada de tráfico humano e de manter pessoas em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos.

De acordo com a decisão, a mulher foi condenada pela prática do crime de tráfico humano (que corresponde a dois anos e nove meses de prisão) e de redução à condição análoga à escravatura (equivalente a cinco anos e três meses). No total, a falsa guru espiritual deverá ficar oito anos na cadeia.

O caso remonta a 2022, altura em que Kat Torres começou a ser suspeita de encorajar meninas brasileiras a rumarem até aos Estados Unidos, com a promessa de que lá lhes esperaria um estilo de vida luxuoso, que poderia culminar no casamento com homens de sucesso, diz o "Daily Mail".

As atenções e suspeitas viraram-se para a mulher depois de duas jovens brasileiras terem desaparecido. Garantiram que iriam trabalhar com Torres e deixaram de dar notícias à família e aos amigos. Acabaram por reaparecer alguns meses depois, com novos visuais, muito parecidas com Kat Torres. E percebeu-se que algo não batia certo.

Influenciadora foi chamada de "nojenta" e seguidores sugeriram que fosse presa por amamentar o filho de 2 anos
Influenciadora foi chamada de "nojenta" e seguidores sugeriram que fosse presa por amamentar o filho de 2 anos
Ver artigo

A par destas mudanças de visual, chegaram também a inventar histórias sobre as suas próprias famílias, como se estivessem a agir sob coação. Mas o mistério foi-se adensando até à detenção das três mulheres, junto à fronteira dos Estados Unidos da América com o Canadá.

Kat Torres ficou em prisão preventiva, depois de, em outubro de 2023, desembarcar de um avião vindo dos Estados Unidos, com outras dezenas de brasileiros a bordo, todos deportados por estarem situação de irregularidade em território norte-americano. Desde então, foi transferida para o Brasil e encontra-se numa prisão feminina em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, diz "O Globo".

Kat Torres era modelo, mas decidiu deixar essa vida para se tornar uma guru espiritual e dedicar-se a inspirar outras pessoas através de vários ensinamentos, entre eles como se prepara um "banho alienígena" e o que fazer para se conseguir ter um "marido lindo". Várias ex-clientes da suposta guru asseguram ter perdido muito dinheiro por terem acreditado nos seus esquemas, e garantem que para lá de enganadas, foram também ameaçadas.