Numa altura em que todo o cuidado é pouco quando o assunto é corpo e peso, e que tanto se fala no conceito de "body shaming", isto é, envergonhar alguém pela sua forma corporal, ainda há marcas com estratégias que vão exatamente nesse sentido.
A Forever 21 acaba de emitir um pedido de desculpas depois de ter sido criticada nas redes sociais e acusada de "body shaming", "fat shaming" e de incentivo a distúrbios alimentares. Tudo porque com as encomendas que enviaram aos clientes, seguiram também barras dietéticas. O facto de isto ter acontecido maioritariamente em encomendas da secção plus size, levou as consumidoras a acreditar que a marca estava a mandar uma mensagem subliminar.
"Sou uma rapariga plus size e encomendei jeans da Forever 21. Quando abri a embalagem, vi uma barra da Atkins. O que estão a querer dizer-me Forever 21? És gorda, perde peso?", publicou no Twitter uma das consumidoras.
Mas não foi a única. "A minha mãe encomendou da coleção plus size e enviaram uma barra dietética da Atkins. Enviar barras, batidos, chás, etc., com roupas que foram compradas pode passar uma mensagem negativa sobre a imagem dessa pessoa", lê-se noutra publicação.
Apesar de estas barras terem sido enviadas nas encomendas plus size, houve também críticas feitas por quem comprou noutras secções da marca, como a dos fatos de banho: "Comprei um fato de banho na Forever 21 e com ele veio uma barra dietética da Atkins. Obrigada por me lembrarem de que não tenho o corpo pronto para a praia."
A marca já emitiu um pedido de desculpas a dizer que não tinham a intenção de ofender ninguém com esta oferta. "De tempos a tempos, a Forever 21 surpreende os consumidores com produtos grátis de outras empresas nas suas compras online. Esta oferta foi incluída em todas as encomendas, de todos os tamanhos e categorias, por um tempo limitado, mas já foram removidas. Foi uma negligência da nossa parte e pedimos as mais sinceras desculpas por qualquer ofensa que possamos ter causado aos nossos clientes, sendo que essa não era de todo a nossa intenção."